sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

DUCATI 959 PANIGALE

DUCATI 959 PANIGALE

Entrando nos limites de classe, o "pequeno" Panigale obtém um motor maior e empurra o limite dos pesos médios novamente.
Maior é melhor, certo? Kawasaki parecia pensar assim quando quebrou a convenção de regras de capacidade com seu supersport Ninja 636 no final de 2002. Exceder o universalmente reconhecido 600cc quatro cilindros de peso médio foi um movimento ousado na época. Regras foram quebradas, Kawa expandiu o 600 entregando aos pilotos de rua os benefícios tangíveis de torque aumentado sem qualquer penalidade de peso ou diminuição agilidade.

Nos últimos tempos os pilotos se beneficiaram com a nova era Big Mids com a Yamaha FZ-09 e a família de MV Agusta 800 triples, Kawasaki Z800 e muito mais. E não se esqueça do lendária Suzuki GSX-R750, que também tem desfrutado do bloco acima da média.

A Ducati, a última assinante desta tendência "crescente", acaba de tratar a sua categoria de 899 Panigale aumentando o motor e uma lista curta de melhorias para produzir o novo 959 Panigale. O motor Superquadro V-twin de 90 ° do 959 Panigale compartilha o mesmo curso de 60.8mm como seu irmão mais velho de 1299cc para trazer deslocamento para 955cc. O exercício envolveu uma nova cambota que é mais leve do que a 1299, além de todas as novas hastes de conexão e uma coroa de pistão revista que mantém a mesma relação de compressão 12.5: 1 do 899. Diamond como carbono (DLC) revestimento aplicado aos pinos do pistão e Desmodromic rocker arms é dito para oferecer fricção reduzida e aumento da resistência à fadiga. Os mesmos órgãos do acelerador ovais de 62mm equivalentes de seu antecessor agora empregam um injetor primário do esguicho enquanto o injetor secundário localizado a jusante da borboleta do acelerador vem em linha acima de 6500 rpm.

A embreagem é agora deslizante dando um esforço mais leve exigido na alavanca e proporcionando uma sensação muito mais suave ao fechar o acelerador ou durante a redução agressiva. Este último recurso combinado com EBC de três níveis (Controle de Freio do Motor) - um componente do sistema de controle de acelerador de passeio por fio 959 que monitora a posição do acelerador, a velocidade de desaceleração selecionada da engrenagem e do virabrequim sob frear pesado e administra agulha- Regulador de pressão para reduzir ainda mais a vibração da roda traseira.

Enquanto a eletrônica da 899  o raider-aid foi transportada juntamente com a mesma interface de usuário, os parâmetros foram recalibrados para a plataforma 959 Panigale. As predefinições de modo Ride, Race, Sport e Rain, oferecem configurações padrão de fábrica para o controle de tração de oito níveis, ABS Bosch de três níveis e EBC. E cada um tem seus próprios graus de sensibilidade do acelerador com a corrida sendo mais nítida, o Sport oferece uma resposta ligeiramente mais suave, e o modo Rain é ainda mais domado, juntamente com a redução de pico de potência de 35 %. 

Os modos podem ser alterados durante a condução e oferecer personalização de níveis de parâmetros individuais enterrados em um menu de opções acessível apenas quando a moto está parada. A personalização do modo é o meio para alterar o nível de um único parâmetro (como o DTC) sem parar a moto. Para fazer isso, é necessário programar os modos de forma idêntica, com exceção do DTC, permitindo mudanças durante a condução no controle de tração.

"Nós combinamos desempenho com usabilidade", falou Paul Ventura, Gerente de Produto de Marketing. "Começou com o 899 e nós continuamos com o 959. O objetivo era fazer um sportbike puro que alguém pudesse usar todos os dias e ter tanto divertimento na rua como eles fazem na pista. Em suma, para conseguir o que dizemos é o equilíbrio perfeito e em nossos olhos que é realmente o que esta moto representa, a mistura perfeita de emoção e controle.

De acordo com a revista que testou a moto: "Excitação e controle descreve bem as quatro sessões de 15 minutos na pista que eu fiz na 959 Panigale. A primeira sessão ofereceu a oportunidade de experimentar os níveis médios predefinidos do DTM, ABS e EBC, ao mesmo tempo que também me proporcionava a oportunidade de executar um ritmo de rua e um "cruzeiro de auto-estrada" simulado numa velocidade superior. Tenho o prazer de relatar que a vibração do motor, embora presente com uma leve característica V-twin pulsação sentida através dos apertos e evidente em espelhos turva, não é incômodo. A execução de deslocamentos curtos através da caixa de seis velocidades de relação estreita a várias cargas e rpm reconfigurou a ação suave e livre de movimento do 959 quickshifter. Coisa agradável aqui com o 959 é que ele agora utiliza um sensor de efeito Hall para monitorar o engate de engrenagens e precisamente sintoniza combustível e ignição após uma mudança para operação mais suave. Doce!".

Durante os teste foi observado que o amortecedor de direção de montagem transversal não ajustável manteve a estabilidade em mudanças bruscas
Com um peso seco declarado de 171Kgs e 157 cv, ela promete balançar o mercado brasileiro, e já está disponível com valores perto de R$ 62.900,00.









MOTOR
TipoMotor bicilíndrico en L
DistribuciónN.D.
Cilindrada955 cc
Diámetro x Carrera100 mm x 60,8 mm
Relación de compresión12.5:1
Potencia máxima declarada157 CV /10.500 rpm
Par máximo declarado107,4 Nm /9.000 rpm
AlimentaciónInyección electrónica Mitsubishi
EncendidoTCI
ArranqueEléctrico
LubricaciónN.D.
Aceite motorN.D.
TRANSMISIÓN
Transmisión secundariaCadena
Cambio/Marchas6 velocidades
Embrague/AccionamientoAntirrebote hidráulico
CHASIS
TipoMonocasco de aluminio
BasculanteBasculante de dos brazos en fundición de aluminio
SUSPENSIONES
DelanteraHorquilla Showa BPF con barras de 43 mm y amortiguador de dirección ajustable
TraseraMonoamortiguador Sachs
RUEDAS
Delantera/Llanta120/70 ZR17 Pirelli Diablo Rosso Corsa/Llantas de 10 palos de 3,5 pulgadas
Trasera/Llanta180/60 x ZR17 Pirelli Diablo Rosso Corsa/Llantas de 10 palos de 5,5 pulgadas
FRENOS
DelanteroDiscos semiflotantes de 320 mm con pinzas radiales Monobloque Brembo M4.32
TraseroDisco de 245 mm con pinza Brembo de simple pistón
MEDIDAS
Longitud2.056 mm
Altura1.115 mm
Anchura746 mm
Distancia entre ejes1.431 mm
Ángulo de lanzamiento24°
Avance96 mm















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