segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Mudança das Regras da motogp para 2017

Mudança PROVISÓRIA, das regras para o campeonato mundial de MOTOGP para 2017




As regras provisórias para o Campeonato do mundo de MotoGP deste ano foram publicadas pela FIM.

Enquanto a maioria das alterações foi anunciada  anteriormente - e foram introduzidas algumas alterações, com efeito imediato durante 2016 - novo detalhes são fornecidos, mais notavelmente em matéria de carroçaria e aerodinâmica, após a proibição das asas.

Isto inclui novas restrições de largura máxima (300 mm) e comprimento (370 mm) das bolhas O limite da carroceria dianteira agora é de 150 mm à frente do eixo da roda dianteira, ao invés da extremidade  do pneu dianteiro. A largura máxima da carroçaria permanece em 600 mm. As dimensões completas da carroceria são mostradas acima.

A definição de aletas e outros dispositivos aerodinâmicos permanece como anteriormente revelada, mas uma nova seção explica como a nova restrição nas atualizações das carenagens durante a temporada vai realmente funcionar.




'Homologação de Corpo Aero (dinâmico) da MotoGP'

A nova seção é intitulada 'Homologação de Corpo Aero da MotoGP', e começa declarando que os doiscomponentes abrangidos por esta regra são a carenagem dianteira e paralama dianteiro. Aplica-se apenasa 'forma externa' e não a bolha, dutos de refrigeração, suportes de carenagem ou quaisquer outras peçasno interior da carroçaria.

Um resumo do sistema de homologação e atualizações permitidas é o seguinte:

1. As amostras ou desenhos detalhados dos dois componentes dos corpos Aero  (carenagem e paralama)devem ser entregues ao Diretor técnico no primeiro evento da temporada.

2. A homologação é 'por-piloto', assim os pilotos diferentes com o mesmo fabricante da motocicleta podemter diferentes corpos Aero.

3. São permitidas uma atualização para a carenagem e uma atualização para o paralama dianteiro durantea temporada, para cada piloto. Amostras ou desenhos devem ser entregues ao Diretor técnico antes daatualização ser usada na pista.

A atualização pode consistir em um componente homologado anteriormente do mesmo fabricante, para que uma equipe-satélite possa receber uma carenagem já usada pela equipe da fábrica.

A carenagem original e atualizada ou o paralama pode ser utilizado pelo piloto para o resto da temporada.As peças não podem ser intercambiadas entre as versões de um componente atualizado e original, mas acarenagem antiga pode ser utilizada juntamente com um paralama novo e vice-versa.

4. É permitido que algumas partes de um componente de corpo Aero homologado não seja montado namotocicleta (ex: protetores de mão usados apenas em tempo molhado).

5. O material pode ser removido (eg. recortes, perfuração de furos, etc.), mas não poderá será adicionado.

6. como uma isenção pontual para o primeiro ano de homologação de corpo Aero, um  corpo Aero 2016 pode ser homologado para uso na temporada 2017. Portanto um piloto pode começar a temporada 2017com ambos os corpos Aero, o 2016 e o 2017 inicialmente disponível. Tais componentes de 2016 devemser identificados e homologados pelo Diretor técnico antes do final do último evento da temporada 2016.

Quando um piloto recebe uma atualização 2017, ou o (corpo Aero) 2016 ou o inicial de 2017 inicial deveser removido, para que somente duas opções estejam disponíveis por piloto a qualquer momento.

7. os fabricantes em sua primeira temporada de MotoGP (KTM em 2017) estão autorizados a fazer umnúmero ilimitado de atualizações de corpo Aero.

Curiosamente, parece que pelo menos algumas carenagens em exposição durante os   lançamentos etestes peé-temporada podem não ser as versões 'reais' de corrida de 2017. Em vez disso, como se suspeitava, equipes poderiam manter seus projetos finais de  carenagem em segredo até o últimomomento, sabendo que apenas uma atualização pode ser feita por seus principais rivais, uma vez que atemporada começar. GPOne.com relata que a Ducati está com esta estratégia de planejamento.



 ECU (Engine Control Unit, Central Eletrônica)

Como relatado anteriormente, a partir de agora todos os fabricantes permanentes da MotoGP terão queconcordar unanimemente sobre a introdução de futuras modificações de programação (software).Anteriormente, só Honda, Yamaha e Ducati tinham voto.

Outras alterações às regras ECU incluem uma nova seção de aviso; "não é permitido substituir de formaalguma as saídas de estratégias de programação da ECU oficial da MotoGP, independentemente se istopode ser alcançado sem alterar as saídas da  ECU  para os atuadores (por exemplo. substituição de ferramentas projetadas para fins de calibração de dinamômetro não são permitidas para serem usadas na pista)."

Os parâmetros de calibração devem também "permanecer fixos enquanto a máquina está funcionando napista" e só podem ser mudados "quando a máquina estiver parada nos boxes, pit lane ou paddock (atualização: ou fora das sessões em pista, tais como no grid de largada). É permitido alternar entrediferentes conjuntos fixos de parâmetros enquanto a máquina estiver em movimento (isto é, mudar os mapas de desempenho), mas isto só pode ser feito por entrada manual do piloto."


 Trocas de moto

Um máximo de quatro membros da equipe por piloto podem auxiliar na mudança de moto; os outrosmembros da equipe devem permanecer no box. Os quatro membros serão identificados pelo uso obrigatório de capacete, aprovado pelo Diretor técnico.
 É proibido para a máquina de reposição estar com engrenagem engatada antes que o piloto  mude de motos; apenas o piloto pode engatar a engrenagem (é permitido que um membro da equipe acione  o manete de embreagem), a pena por violação desta regra é a desclassificação



  Se uma moto ficar abaixo do peso mínimo devido a danos

Uma nova seção cobre o procedimentosobre uma máquina  não atender às verificações técnicas pós-classificaão ou pós-corridas devido aa danos verificado  ou problemas técnicos na pista.

Se abaixo do o peso mínimo devido à perda de fluidos, o Diretor técnico pode aprovar que o fluido seja reposto aos níveis declarados pelo fabricante no início da temporada.

Sefor necessário substituir a parte danificada para acomodar o fluido (ex:radiador), isto será permitidosomente sob a supervisão do Diretor técnico, que irá confirmar que a parte nova é idêntica à partedanificada.

Se abaixo do peso mínimo devido à perda de material de peças, o Diretor técnico pode aprovar asubstituição da (s) peça (s). Isto também se aplica aos sistemas de escape danificados causando umexcedsso n nível máximo de ruído.

Pesos de lastro perdidos  somente poderão ser substituídos se forem encontrados e retornados aocontrole técnico pelos organizadores.



 Aqui está uma lista rápida de outras mudanças no regulamento de 2017 para a classe MotoGP:

* Quinta-feira (quarta-feira no Qatar) a familiarização da pista usando scooters está  proibida. Essas voltas agora só podem ser feitas de bicicleta ou a pé, no sentido  do circuito.

* A proibição de 14 dias de testes em um circuito antes de um Grand Prix é confirmada como sendo de 14 dias antes de controles técnicos e esportivos, que são realizados na quinta-feira de um fim de semana de corrida (quarta-feira no Qatar).

* Os pneus para pilotos contratados em testes oficiais já não serão contados como parte dos pneus deteste alocados de uma equipe.

* Os sensores  de pressão de ar (TAPS, tire air pressure sensors) para monitoramento  e registro da pressão dos pneus e temperatura são obrigatórios. Enquanto  (a moto estiver) na pista. proibida autilização de qualquer dispositivo na roda para ajustar a pressão dos pneus.

* Alocação de pneus lisos (slicks): 10 no total, compostos por até 5 da especificação A (macios), até 5 deespecificação B (médios) e até 5 da especificação C (duros).

* Alocação de pneus lisos traseiros: 12 no total, compostos de até 6 de especificação A, 5 daespecificação B, até 4 da especificação C. Aos pilotos que participam do Q1 e do Q2 serão alocados um pneu extra traseiro liso de especificação A (maior nível de aderência) depois do Q2. A alocação de pneus lisos traseiros para estes pilotos permanece em 12, então qualquer pneu extra alocado substituirá um  pneu traseiro não utilizado da dotação original.

* A partir de 2018 será obrigatório que os macacões de pilotagem  sejam dotados de  sistema de Airbag.

* Para dirimir qualquer dúvida possível sobre o potencial uso de dispositivos de armazenamento de energia, como o KERS, o Mundial de MotoGP é definido como um campeonato de "veículos de duas rodasem uma pista, movidos APENAS por um motor de combustão interna, controlado por um piloto."

Por: Peter Mclaren.

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