YAMAHA FZ-10 2017
A FZ-10 não tem uma característica particular que a torna excepcional, mas muito parecido com outra moto, ela compartilha sua plataforma essencial com o YZF-R1, o equilíbrio geral de todas as suas qualidades a torna excelente. Isso e o sublime 998cc crossplane inline-four canta o mesmo ritmo staccato quase-sincopado que é tão interessante e comovente.
A música é a mesma, mas o personagem de poder e a resposta são bastante diferentes dessa streetbike semi-nua (naked). As mudanças são realmente sobre a operação pulmonar. Começando com a caixa de ar de 12 litros (versus 10 litros no R1): Yamaha diz que a capacidade extra ajuda o desempenho no FZ-10 porque tem o mesmo efeito de ram-air disponível desde as velocidades menores no FZ-10 e que não há uma carenagem completa com um canal de entrada fechado enchendo-o na airbox.
Ele também poderia ter uma inspiração ergonômica: Uma caixa de ar maior simplesmente se encaixa melhor em uma bicicleta onde há pouca necessidade para o piloto de se encaixar dentro da bolha (até porque não temos bolha nessa moto).
Os órgãos (pistões) de aceleração de 45mm da FZ-10 são essencialmente os mesmos que os usados no R1, mas permitem o controle de cruzeiro (sim!) E levam injetores de combustível único que bombeiam 25% mais combustível a 100% de ciclo de trabalho; Os chuveiros no R1 são apagados aqui, e a ênfase em fazer mais poder em rpm mais baixa chama para a capacidade de injetor aumentada.
Válvulas de admissão mais conservadores reduzem a duração, elevação e sobreposição, todas as coisas que ajudam a moto executar mais suavemente e fornecer maior poder em rpm mais baixas. Adicionar a este menor portas e menor 31 milímetros de aço (não 33 milímetros de titânio) válvulas de admissão, que dão o ar e combustível causa uma impressão de saída bem mais forte e rápida do que na R1.
Todas as mudanças (e bielas de aço dividido em fratura como as usadas no R1S) significam que a rotação máxima é de 12.200 na FZ, não a 14.500 da R1 ou mesmo as 12.650 da R1S.
O torque R1 é muito macio abaixo de cerca de 7.000 rpm, mas o FZ-10 começa a entregar uma explosão significativa de torque e potência em cerca de 6.000 com um primeiro pico de cerca de 70 libra-pés em 7.500, seguido por uma ligeira pausa e, em seguida, Um balanço até o máximo de 73 libra-pés em 9,200 revs.
O que o FZ-10 não é? Mega poderoso ou um monstro do torque. Os 130 cavalos e 73 libra-pés não são piadas, mas um longo caminho até para chegar na KTM 1290 Super Duke R's 151 e 95 lb/ft. Nós também dyno'd um 2014 BMW S1000R em mais de 150 hp, e a vencedora da classe aberta da Streetbike Tuono V4 1100 entrega mais de 150. É uma classe resistente e a FZ-10 é simplesmente menos poderosa do que todas.
Na estrada, porém, você seria duramente pressionado para perder os 20 cavalos. A roda dentada traseira de 43 dentes ganha dois dentes em relação ao R1 (e explica a ligeira alteração na distância entre eixos), mas a transmissão mantém as mesmas engrenagens internas, de modo que a primeira altura é seguida por algumas relações muito próximas. Top-gear roll-on desempenho é super forte, e o movimento de seis velocidades deslocamento desempenho é impecável.
Assim é o chassi. Rake e trail são clássicos 24 graus / 4,0 polegadas, assim como o R1, e o quadro principal e swingarm são idênticos. Elogios para o manuseio nesta superbike naked. Tem mobilidade total como o R1, mas é mais fácil de girar graças ao maior esterço do guidão.
Feedback de quem teve contato com a moto é incrível e, embora o passeio tenha precisão, força, facilidade de mudar de linha, tudo isso, é maravilhoso, com esse elemento de núcleo de estabilidade que é extremamente reconfortante quando você está dissecando uma volta na estrada. A palavra extravagante a ser usada sobre o FZ-10 aqui é a homeostase.
ELETRÔNICA:
Yamaha Chip Controlled Throttle (YCC-T) com D-MODE ajustável, tal como as máquinas supersport da série R da Yamaha, a FZ-10 apresenta o YCC-T, um sistema de regulação de acionamento por cabo que proporciona um controle preciso do motor. Graças ao YCC-T, o FZ-10 também oferece DMODE, que permite ao piloto selecionar uma resposta do motor preferida com o toque de um interruptor. O modo padrão (STD) fornece uma resposta de aceleração suave ideal para todas as condições. O Modo A oferece uma resposta mais desportiva a baixa e média rpm, enquanto o Modo B proporciona a resposta mais nítida e desportiva do motor potente.
Um avançado Sistema de Controle de Tração (TCS) auxilia o piloto a gerenciar a tração em várias condições da estrada modulando rapidamente a abertura do acelerador, o tempo de ignição, o volume de combustível e outros parâmetros. O TCS Nível 1 destina-se à condução desportiva em estradas limpas, com o Nível 2 configurado para andar de rua normal. Nível 3 é ajustado para estradas molhadas e outras situações de baixa-tração. O TCS também pode ser desativado pelo piloto, se assim o desejarem.
O FZ-10 inclui um sistema de controle de cruzeiro alimentado pelo YCC-T. Usando o painel esquerdo do guiador, o piloto pode facilmente selecionar ou ajustar uma velocidade definida para facilitar as viagens de longa distância na estrada, melhorando o conforto do piloto.
Painel de Instrumentos All-LCD
Uma tela de instrumento altamente legível fornece informações cristalinas para o piloto de relance. Este "cockpit de vidro" totalmente LCD é leve e compacto, com uma grande exibição de velocímetro e um tacômetro tipo barra. O painel também inclui um indicador de combustível e indicadores de economia de combustível, um indicador de posição de engrenagem, relógio, odômetros e indicadores de aviso. Uma luz de cronometragem do upshift é programável também às preferências do cavaleiro.
Quanto mais você monta o FZ-10, mais você gosta e aprecia o que faz. Grande ergonomia, um assento confortável, controles que se sentem elegantemente suaves, e freios finos (mesmo o ABS é um pouco conservador) todos dão-lhe uma sensação maravilhosa e natural que te leva direto para o espaço aberto em seu cérebro que está à espera de "grande Moto para todos os fins".
Mas ela se junta aos campeões da classe de streetbike utilitário de alto desempenho. O KTM 1290 Super Duke R é quase tão sublime para montar como o BMW S1000R, mas acrescenta uma borda de brutalidade com seu maior V-twin booms e poder mais massivo. O Tuono V4 1100 divide a diferença entre essas motos e acrescenta o calor da pasta de pimentão da Calábria, embora os habitantes do norte da Aprilia possam argumentar com o uso que tenho de uma especiaria do sul da Itália. E todas as três destas motos entram em 2017 com atualizações. Será um tiroteio para se lembrar.
Até então, a beleza do FZ-10 é que ele traz uma maior harmonia para streetbike naked que te satisfaz cada vez que você montá-la.
SPECIFICATIONS | |
---|---|
GENERAL | |
LIST PRICE | $12,999 |
IMPORTER | Yamaha Motor Corp., USA, 6555 Katella Ave., Cypress, CA 90630 |
CUSTOMER SERVICE PHONE | (800) 962-7926 |
WARRANTY | 12 mo./unlimited mi. |
ENGINE & DRIVETRAIN | |
ENGINE | liquid-cooled, four-stroke inline-four |
BORE & STROKE | 79.0 x 50.9mm |
DISPLACEMENT | 998cc |
COMPRESSION RATIO | 12.0:1 |
VALVE TRAIN | DOHC, four-valves per cyl., shim adjusters |
VALVE ADJUST INTERVALS | 24,000 mi. |
INDUCTION | (4) 45mm throttle bodies |
OIL CAPACITY | 5.2 qt. |
ELECTRIC POWER | 368w |
BATTERY | 12v, 9.1ah |
CHASSIS | |
WEIGHT (TANK EMPTY) | 441 lb. |
WEIGHT (TANK FULL) | 468 lb. |
FUEL CAPACITY | 4.5 gal. |
WHEELBASE | 55.1 in. |
RAKE/TRAIL | 24.0º/4.0 in. |
SEAT HEIGHT | 32.5 in. |
GROUND CLEARANCE | 5.1 in. |
GVWR | 838 lb. |
LOAD CAPACITY (TANK FULL) | 370 lb. |
FRONT SUSPENSION | |
MANUFACTURER | KYB |
TUBE DIAMETER | 43mm |
CLAIMED WHEEL TRAVEL | 4.7 in. |
ADJUSTMENTS | compression and rebound damping, spring preload |
REAR SUSPENSION | |
MANUFACTURER | KYB |
TYPE | single shock |
CLAIMED WHEEL TRAVEL | 4.7 in. |
ADJUSTMENTS | compression and rebound damping, spring preload |
TIRES | |
FRONT | 120/70ZR-17 Bridgestone Battlax Hypersport S20F |
REAR | 190/55ZR-17 Bridgestone Battlax Hypersport S20R |
PERFORMANCE | |
1/4 MILE | 10.77 sec. @ 130.30 mph |
0-30 MPH | 1.3 sec. |
0-60 MPH | 2.9 sec. |
0-90 MPH | 5.3 sec. |
0-100 MPH | 6.2 sec. |
TOP GEAR TIME TO SPEED (40-60 MPH) | 2.6 sec. |
TOP GEAR TIME TO SPEED (60-80 MPH) | 2.8 sec. |
ENGINE SPEED @ 60 MPH | 4420 rpm |
FUEL MILEAGE | |
HIGH/LOW/AVERAGE | 37/27/32 mpg |
AVG. RANGE INC. RESERVE | 144 mi. |
BRAKING DISTANCE | |
FROM 30 MPH | 34 ft. |
FROM 60 MPH | 127 ft. |
SPEEDOMETER ERROR | |
30 MPH INDICATED | 29 mph |
60 MPH INDICATED | 59 mph |
Nenhum comentário:
Postar um comentário