quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

YAMAHA FZ-10 2017

YAMAHA FZ-10 2017







          A FZ-10 não tem uma característica particular que a torna excepcional, mas muito parecido com outra moto, ela compartilha sua plataforma essencial com o YZF-R1, o equilíbrio geral de todas as suas qualidades a torna excelente. Isso e o sublime 998cc crossplane inline-four canta o mesmo ritmo staccato quase-sincopado que é tão interessante e comovente.

           A música é a mesma, mas o personagem de poder e a resposta são bastante diferentes dessa streetbike semi-nua (naked). As mudanças são realmente sobre a operação pulmonar. Começando com a caixa de ar de 12 litros (versus 10 litros no R1): Yamaha diz que a capacidade extra ajuda o desempenho no FZ-10 porque tem o mesmo efeito de ram-air disponível desde as velocidades menores no FZ-10 e que não há uma carenagem completa com um canal de entrada fechado enchendo-o na airbox.
          Ele também poderia ter uma inspiração ergonômica: Uma caixa de ar maior simplesmente se encaixa melhor em uma bicicleta onde há pouca necessidade para o piloto de se encaixar dentro da bolha (até porque não temos bolha nessa moto).



          Os órgãos (pistões) de aceleração de 45mm da FZ-10 são essencialmente os mesmos que os usados ​​no R1, mas permitem o controle de cruzeiro (sim!) E levam injetores de combustível único que bombeiam 25% mais combustível a 100% de ciclo de trabalho; Os chuveiros no R1 são apagados aqui, e a ênfase em fazer mais poder em rpm mais baixa chama para a capacidade de injetor aumentada.

          Válvulas de admissão mais conservadores reduzem a duração, elevação e sobreposição, todas as coisas que ajudam a moto executar mais suavemente e fornecer maior poder em rpm mais baixas. Adicionar a este menor portas e menor 31 milímetros de aço (não 33 milímetros de titânio) válvulas de admissão, que dão o ar e combustível causa uma impressão de saída bem mais forte e rápida do que na R1.

          Todas as mudanças (e bielas de aço dividido em fratura como as usadas no R1S) significam que a rotação máxima é de 12.200 na FZ, não a 14.500 da R1 ou mesmo as 12.650 da R1S.
O torque R1 é muito macio abaixo de cerca de 7.000 rpm, mas o FZ-10 começa a entregar uma explosão significativa de torque e potência em cerca de 6.000 com um primeiro pico de cerca de 70 libra-pés em 7.500, seguido por uma ligeira pausa e, em seguida, Um balanço até o máximo de 73 libra-pés em 9,200 revs.




          O que o FZ-10 não é? Mega poderoso ou um monstro do torque. Os 130 cavalos e 73 libra-pés não são piadas, mas um longo caminho até para chegar na KTM 1290 Super Duke R's 151 e 95 lb/ft. Nós também dyno'd um 2014 BMW S1000R em mais de 150 hp, e a vencedora da classe aberta da Streetbike Tuono V4 1100 entrega mais de 150. É uma classe resistente e a FZ-10 é simplesmente menos poderosa do que todas.

          Na estrada, porém, você seria duramente pressionado para perder os 20 cavalos. A roda dentada traseira de 43 dentes ganha dois dentes em relação ao R1 (e explica a ligeira alteração na distância entre eixos), mas a transmissão mantém as mesmas engrenagens internas, de modo que a primeira altura é seguida por algumas relações muito próximas. Top-gear roll-on desempenho é super forte, e o movimento de seis velocidades deslocamento desempenho é impecável.

          Assim é o chassi. Rake e trail são clássicos 24 graus / 4,0 polegadas, assim como o R1, e o quadro principal e swingarm são idênticos. Elogios para o manuseio nesta superbike naked. Tem mobilidade total como o R1, mas é mais fácil de girar graças ao maior esterço do guidão.

          Feedback de quem teve contato com a moto é incrível e, embora o passeio tenha precisão, força, facilidade de mudar de linha, tudo isso, é maravilhoso, com esse elemento de núcleo de estabilidade que é extremamente reconfortante quando você está dissecando uma volta na estrada. A palavra extravagante a ser usada sobre o FZ-10 aqui é a homeostase.

ELETRÔNICA:
          Yamaha Chip Controlled Throttle (YCC-T) com D-MODE ajustável, tal como as máquinas supersport da série R da Yamaha, a FZ-10 apresenta o YCC-T, um sistema de regulação de acionamento por cabo que proporciona um controle preciso do motor. Graças ao YCC-T, o FZ-10 também oferece DMODE, que permite ao piloto selecionar uma resposta do motor preferida com o toque de um interruptor. O modo padrão (STD) fornece uma resposta de aceleração suave ideal para todas as condições. O Modo A oferece uma resposta mais desportiva a baixa e média rpm, enquanto o Modo B proporciona a resposta mais nítida e desportiva do motor potente.

          Um avançado Sistema de Controle de Tração (TCS) auxilia o piloto a gerenciar a tração em várias condições da estrada modulando rapidamente a abertura do acelerador, o tempo de ignição, o volume de combustível e outros parâmetros. O TCS Nível 1 destina-se à condução desportiva em estradas limpas, com o Nível 2 configurado para andar de rua normal. Nível 3 é ajustado para estradas molhadas e outras situações de baixa-tração. O TCS também pode ser desativado pelo piloto, se assim o desejarem.

          O FZ-10 inclui um sistema de controle de cruzeiro alimentado pelo YCC-T. Usando o painel esquerdo do guiador, o piloto pode facilmente selecionar ou ajustar uma velocidade definida para facilitar as viagens de longa distância na estrada, melhorando o conforto do piloto.



         Painel de Instrumentos All-LCD
         Uma tela de instrumento altamente legível fornece informações cristalinas para o piloto de relance. Este "cockpit de vidro" totalmente LCD é leve e compacto, com uma grande exibição de velocímetro e um tacômetro tipo barra. O painel também inclui um indicador de combustível e indicadores de economia de combustível, um indicador de posição de engrenagem, relógio, odômetros e indicadores de aviso. Uma luz de cronometragem do upshift é programável também às preferências do cavaleiro.

           Quanto mais você monta o FZ-10, mais você gosta e aprecia o que faz. Grande ergonomia, um assento confortável, controles que se sentem elegantemente suaves, e freios finos (mesmo o ABS é um pouco conservador) todos dão-lhe uma sensação maravilhosa e natural que te leva direto para o espaço aberto em seu cérebro que está à espera de "grande Moto para todos os fins".
           Mas ela se junta aos campeões da classe de streetbike utilitário de alto desempenho. O KTM 1290 Super Duke R é quase tão sublime para montar como o BMW S1000R, mas acrescenta uma borda de brutalidade com seu maior V-twin booms e poder mais massivo. O Tuono V4 1100 divide a diferença entre essas motos e acrescenta o calor da pasta de pimentão da Calábria, embora os habitantes do norte da Aprilia possam argumentar com o uso que tenho de uma especiaria do sul da Itália. E todas as três destas motos entram em 2017 com atualizações. Será um tiroteio para se lembrar.
             Até então, a beleza do FZ-10 é que ele traz uma maior harmonia para streetbike naked que te satisfaz cada vez que você montá-la.


SPECIFICATIONS
GENERAL
LIST PRICE$12,999
IMPORTERYamaha Motor Corp., USA, 6555 Katella Ave., Cypress, CA 90630
CUSTOMER SERVICE PHONE(800) 962-7926
WARRANTY12 mo./unlimited mi.
ENGINE & DRIVETRAIN
ENGINEliquid-cooled, four-stroke inline-four
BORE & STROKE79.0 x 50.9mm
DISPLACEMENT998cc
COMPRESSION RATIO12.0:1
VALVE TRAINDOHC, four-valves per cyl., shim adjusters
VALVE ADJUST INTERVALS24,000 mi.
INDUCTION(4) 45mm throttle bodies
OIL CAPACITY5.2 qt.
ELECTRIC POWER368w
BATTERY12v, 9.1ah
CHASSIS
WEIGHT (TANK EMPTY)441 lb.
WEIGHT (TANK FULL)468 lb.
FUEL CAPACITY4.5 gal.
WHEELBASE55.1 in.
RAKE/TRAIL24.0º/4.0 in.
SEAT HEIGHT32.5 in.
GROUND CLEARANCE5.1 in.
GVWR838 lb.
LOAD CAPACITY (TANK FULL)370 lb.
FRONT SUSPENSION
MANUFACTURERKYB
TUBE DIAMETER43mm
CLAIMED WHEEL TRAVEL4.7 in.
ADJUSTMENTScompression and rebound damping, spring preload
REAR SUSPENSION
MANUFACTURERKYB
TYPEsingle shock
CLAIMED WHEEL TRAVEL4.7 in.
ADJUSTMENTScompression and rebound damping, spring preload
TIRES
FRONT120/70ZR-17 Bridgestone Battlax Hypersport S20F
REAR190/55ZR-17 Bridgestone Battlax Hypersport S20R
PERFORMANCE
1/4 MILE10.77 sec. @ 130.30 mph
0-30 MPH1.3 sec.
0-60 MPH2.9 sec.
0-90 MPH5.3 sec.
0-100 MPH6.2 sec.
TOP GEAR TIME TO SPEED (40-60 MPH)2.6 sec.
TOP GEAR TIME TO SPEED (60-80 MPH)2.8 sec.
ENGINE SPEED @ 60 MPH4420 rpm
FUEL MILEAGE
HIGH/LOW/AVERAGE37/27/32 mpg
AVG. RANGE INC. RESERVE144 mi.
BRAKING DISTANCE
FROM 30 MPH34 ft.
FROM 60 MPH127 ft.
SPEEDOMETER ERROR
30 MPH INDICATED29 mph
60 MPH INDICATED59 mph




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